Não somente no palco, mas a rede de profissionais envolvidos na produção de um espetáculo é quase sempre masculina. É difícil vermos mulheres na técnica, coordenando montagem de palco, assinando som e luz, menos ainda como roadies, por exemplo. Os relatórios “Mulheres na Música 2025” (Ecad) e “Por Elas Que Fazem a Música 2024” (UBC) trazem os seguintes dados:
Panorama Geral da Participação Feminina na Música
Crescimento de titulares
ECAD (2025): De 22 mil (2020) para 29 mil (2024) mulheres UBC (2024): Crescimento de 3 dígitos em 7 anos
Participação nos direitos
ECAD (2025): 8% do total de R$ 926 milhões distribuídos UBC (2024): 10% dos valores distribuídos
Mulheres entre top 100
ECAD (2025): 4% (autoras com maior rendimento) UBC (2024): 13 mulheres entre os 100 com maior rendimento
Crescimento recente
ECAD (2025): +15,8% no valor pago a mulheres (2024 vs 2023) UBC (2024): Segmento de shows cresceu 11 pontos percentuais
Distribuição por Segmentos
Rádio
Ecad (2024 - % rendimentos das mulheres)
0%
UBC (2023 - comparação por rubrica)
0%
TV Aberta + Fechada
Ecad (2024 - % rendimentos das mulheres)
0%
(queda de 4,5 p.p.) UBC (2023 - comparação por rubrica)
0%
Shows
Ecad (2024 - % rendimentos das mulheres)
0%
(crescimento de 11 p.p.) UBC (2023 - comparação por rubrica)
0%
Streaming (áudio/vídeo)
Ecad (2024 - % rendimentos das mulheres)
0%
Digital UBC (2023 - comparação por rubrica)
0%
Outros
(Festas e Carnaval) Ecad (2024 - % rendimentos das mulheres)
0%
UBC (2023 - comparação por rubrica)
0%
Perfil das Mulheres Associadas
ECAD
10% dos 4 milhões de titulares são mulheres
12 mil novas mulheres cadastradas em 2024 (12% dos novos cadastros)
78% autoras | 31% intérpretes
UBC
17% da base de associados são mulheres
Maioria entre 18 e 40 anos (61%)
87% residem no Sudeste, Sul e Nordeste
Representatividade nas Músicas Tocadas
Ecad
Das 100 músicas mais tocadas em shows em 2024, 16% têm autoras mulheres
Nenhuma canção no top 20 é escrita exclusivamente por mulher