avozeavezdelas.com.br

O espetáculo será na quarta, 16 de julho, às 19h, na Sala Carlos Carvalho, com entrada franca. A apresentação integra a programação da mostra A Voz e a Vez Delas, contemplada pelo Edital SEDAC nº 32/2024 – PNAB RS – MÚSICA, financiado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.

O terceiro e último show do projeto A Voz e a Vez Delas reunirá as artistas Camila Lemos e Paola Kirst em uma apresentação que mescla homenagens, repertório autoral e encontros potentes entre gerações da música. O espetáculo será na quarta (16/7), às 19h, na Sala Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), com entrada gratuita e intérprete de Libras. A abertura da noite será feita pela cantora e compositora THS Drop, multi artista independente que vem se destacando no Hip Hop com batalhas de rima.

No palco, Camila Lemos irá interpretar canções de grandes divas negras do pop afro-americano, do blues, R&B e soul — como Whitney Houston, Etta James e Beyoncé —, reverenciando ícones da representatividade e do empoderamento feminino que influenciam sua trajetória artística. 

Paola Kirst cantará algumas de suas canções autorais presentes em Redoma, seu mais recente álbum lançado. Além disso, irá referenciar multiartistas de sua geração como Thays Prado e Gabi Lamas, reforçando a importância da cena autoral gaúcha. 

Acompanhadas da pianista Aline Araújo, juntas cantarão a obra da instrumentista, cantora e compositora gaúcha ainda pouco reconhecida Ana Mazzotti, importante nome que teve uma breve trajetória, mas possui grande relevância na música brasileira. Também irão reverenciar a cantora e compositora Marietti Fialho, uma das maiores vozes negras do Estado do Rio Grande do Sul.

“Realizar uma mostra como A Voz e a Vez Delas vai para além de colocar um projeto cultural no mundo. Reunir, dar palco e proporcionar oportunidades criativas e de crescimento profissional em uma cena tão dura para as mulheres é uma maneira de empoderar todas as pessoas que se identificam com o gênero feminino na cadeia musical. Com a mostra colocamos luz sobre os desafios que ainda precisam ser superados, mas também reforçamos nossas capacidades, talentos e conexões. Vamos encerrar o projeto em grande estilo, depois de três semanas com a sala Carlos Carvalho lotada para as apresentações musicais, e um sucesso absoluto nas oficinas – todas as atividades tiveram lotação esgotada, com o dobro de inscritas para as vagas disponíveis. Isso mostra o quanto queremos nos instrumentalizar, criar e alcançar novos espaços. Espero que o resultado alcançado nos auxilie na realização de uma segunda edição em 2026”, comenta a idealizadora e curadora Bruna Paulin.

Historicamente dominado por homens, o mercado da música ainda apresenta uma grande desigualdade de gênero, especialmente nas áreas técnicas e criativas. É raro encontrar mulheres operando som e luz, coordenando montagens ou atuando como roadies, por exemplo. A Voz e a Vez Delas nasce, portanto, como uma alternativa de transformação dessa realidade. 

A VOZ E A VEZ DELAS: CAMILA LEMOS E PAOLA KIRST

Abertura: THS Drop

Quarta, 16 de julho, às 19h

Sala Carlos Carvalho, Casa de Cultura Mario Quintana

Entrada franca – por ordem de chegada, sujeito à lotação da sala

Com intérprete de Libras

Apoio institucional: Casa de Cultura Mario Quintana, Instituto Estadual de Música e Discoteca Natho Henn

Apoio: Open Stage, Baden Torrefação, Suprem, Studio Leo Zamper, Doceria do Charlie e Depósito Vinhos

Camila Lemos é cantora e compositora de Porto Alegre. Começou a cantar na infância e, em 2023, iniciou seu projeto solo Camila Lemos & Banda, com repertório voltado ao R&B nacional e internacional. Suas influências passam por nomes como Whitney Houston, Faith Evans, Ed Motta e Iza. Também atua como backing vocal em grupo feminino de samba e pagode.

Paola Kirst é cantora, compositora, performer e artista visual. Radicada em Porto Alegre, já foi premiada pelo Prêmio Açorianos de Música e de Teatro, e teve passagens por importantes festivais e palcos do país, como o Auditório Araújo Vianna, o Porto Alegre em Cena e o Teatro do Itaú Cultural. Seu mais recente álbum, Redoma, foi lançado em parceria com o trio instrumental Kiai. Em 2025, interpretou o Hino Nacional no evento de retomada do Polo Naval da cidade do Rio Grande, ao lado do presidente da república.THS Drop é multiartista independente. Trabalhando com audiovisual desde 2018, a jovem encontrou-se no hiphop no ano de 2022 com as batalhas de rima e desde então vem se destacando com renomados títulos como: Batalha da Visão, Batalha da Mathiaca, Batalha das Monstras e Batalha da Nação. No ano de 2025 está dando continuidade a um projeto que começou em 2019, o EP “Colo(rir)” que transita desde RnB ao Jersey Drill.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.