avozeavezdelas.com.br

Espetáculo inédito será nesta sexta, 4 de julho, às 19h, na Sala Carlos Carvalho, da Casa de Cultura Mario Quintana, com entrada franca. Atração integra a programação da mostra A Voz e a Vez Delas, contemplado pelo Edital SEDAC nº 32/2024 – PNAB RS – MÚSICA, financiado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura

O primeiro show do projeto A Voz e a Vez Delas reunirá três importantes nomes da música, que estarão juntas pela primeira vez no palco: Adriana Deffenti, Loma Pereira e Ana Clara Matielo. A apresentação será na sexta (4/7), às 19h, na Sala Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), com entrada gratuita e tradução em Libras. O show marca o início de uma mostra dedicada à representatividade feminina na música. 

No palco, Adriana Deffenti e Loma Pereira apresentam um espetáculo em duo, construído a partir do diálogo entre diferentes gerações e estilos. A performance mistura composições autorais, releituras e textos poéticos, em um discurso musical onde o cotidiano e o ofício de ser mulher ganham voz e corpo. A proposta é uma costura musical entre MPB e referências do folclore, abordando temas como cotidiano, corpo e identidade feminina. A abertura da noite será feita pela cantora e violonista Ana Clara Matielo, artista selecionada por edital para integrar o projeto. 

O projeto A Voz e a Vez Delas é uma mostra inédita criada pela artista e pesquisadora Bruna Paulin, que também assina a curadoria, ao lado de Brenda Vidal e Marilia Feix. A iniciativa promove uma série de ações voltadas à valorização de mulheres na música. Ao todo, nove artistas do Rio Grande do Sul participam das apresentações nos dias 4, 10 e 16 de julho, sempre com três blocos: show de abertura com novas artistas, performances solo e um momento de encontro coletivo no palco.

RECONHECIMENTO NACIONAL

No último final de semana em Brasília foram divulgados os vencedores do 8o Prêmio Profissionais da Música, um evento nacional que premia toda a cadeia musical. Bruna e Loma voltaram a Porto Alegre com três prêmios: o podcast A História do Disco foi escolhido na categoria Convergência – Canal de Divulgação de Música – Região Sul e Loma foi eleita na categoria Criação a Artista MPB e Cantora – Região Sul. 

“É uma alegria perceber o trabalho das mulheres, seja nas áreas de criação, como de comunicação, técnica, executiva, em destaque”, revela Bruna. “Durante os três dias de divulgação dos vencedores, tivemos diversos nomes femininos de todas as regiões do Brasil entre os eleitos e isso é uma injeção de esperança na nossa luta por maior representatividade”. Bruna é artista, comunicadora e pesquisadora musical há 23 anos. Jornalista e mestre em Comunicação, assina projetos como A História do Disco, a Mostra Elis 80 e a reedição em vinil de Pra Viajar no Cosmos não Precisa Gasolina, de Nei Lisboa. Com curadorias no Samba do Quintana (também finalista do 8o PPM) e no Festival de Música de Nova Prata, também roteiriza e dirige espetáculos como Sambas de Protesto e Noites do Arco Cultural. Seu trabalho celebra e amplifica vozes femininas e a memória da música brasileira.

OFICINAS

Além dos espetáculos, o projeto inclui oficinas técnicas, encontros criativos e a produção de conteúdo audiovisual. As oficinas são gratuitas e ocorrem nos dias 1, 8 e 15 de julho. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo link na bio do Instagram: @avozeavezdelas. As atividades terão tradução em Libras.

1/7: O Giro Delas – discotecagem para mulheres

DJ Laiz Regina e DJ Luizza a vão abordar temas como a história do hip hop, o uso e o manuseio de equipamentos, técnicas de mixagem, processos criativos, entre outros.

8/7: Cartas do Deserto

A professora do curso de Música Popular da UFRGS Bel Medula vai apresentar o método ”Cartas do Deserto” em uma uma oficina de criação e composição musical de canções.

15/7: Ruidosas

Ariadyne Ferranddis e Marina Tabajara ministram oficina com o intuito desmistificar o lugar da mulher na produção técnica da música, podendo entender princípios de áudio, gravação, produção e som ao vivo, junto com uma prática conjunta e uma metodologia horizontal.

A proposta é estimular a atuação de mulheres em diferentes frentes da cadeia produtiva da música, ampliando sua visibilidade e acesso ao mercado. Os registros da mostra serão disponibilizados nas redes sociais e canal do YouTube oficial do projeto.

Historicamente dominado por homens, o mercado da música ainda apresenta uma grande desigualdade de gênero, especialmente nas áreas técnicas e criativas. É raro encontrar mulheres operando som e luz, coordenando montagens ou atuando como roadies, por exemplo. A Voz e a Vez Delas nasce, portanto, como uma alternativa de transformação dessa realidade. 

A VOZ E A VEZ DELAS: ADRIANA DEFFENTI E LOMA PEREIRA

Abertura: Ana Matielo

Sexta, 4 de julho, às 19h

Sala Carlos Carvalho, Casa de Cultura Mario Quintana

Entrada franca – por ordem de chegada, sujeito à lotação da sala

Com tradução em Libras

PRÓXIMAS APRESENTAÇÕES:

10/07 – Jessie Jazz e Viridiana – show de abertura: Rosa Nika

16/07 – Camila Lemos e Paola Kirst – show de abertura: THS Drop

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.