Contemplado pelo Edital SEDAC nº 32/2024 – PNAB RS – MÚSICA, financiado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, projeto de autoria de Bruna Paulin realizará três shows com performances inéditas em Porto Alegre.

A representatividade feminina na música será celebrada em grande estilo na primeira edição da mostra A Voz e a Vez Delas, que acontece em julho de 2025, em Porto Alegre. O projeto acaba de anunciar as artistas e oficinas selecionadas para compor a programação, que terá entrada franca e ocupará a sala Carlos Carvalho, na Casa de Cultura Mario Quintana.
Com uma curadoria que evidencia a diversidade de estilos e trajetórias na cena musical contemporânea, os shows terão início no dia 4 de julho, com a apresentação da cantora e violonista Ana Clara Matielo, cuja obra autoral traz influências de sonoridades regionais e da cancioneira de protesto contemporânea. Ela divide o palco com Adriana Deffenti e Loma Solaris.
No dia 10 de julho, quem abre a noite é Uunika, artista que mergulha nas raízes pampeanas e ressignifica a tradição em sua performance, “levando o MTG a novos corpos e territórios”. O show conta ainda com Jessie Jazz e Viridiana.
A programação de shows se encerra em 16 de julho, com a potência do hip hop comandada por Thsdrop — multiartista, competidora e organizadora de batalhas — que se apresenta ao lado de Paola Kirst e Camila Lemos.
Além dos shows, a mostra promove oficinas formativas voltadas ao protagonismo feminino na música. A DJ Laiz Regina Battisti ministra a oficina O Giro Delas, sobre discotecagem para mulheres, com foco na história do hip hop, técnicas de mixagem e processos criativos.
A professora e musicista Bel Medula, do curso de Música Popular da UFRGS, conduz a oficina Cartas do Deserto, voltada à criação e composição de canções.
Já a oficina Ruidosas, comandada por Ariadyne Ferranddis e Marina Tabajara, propõe uma imersão na produção técnica musical a partir de uma metodologia horizontal, abordando princípios de áudio, gravação, som ao vivo e prática coletiva.
As inscrições para participar das oficinas serão abertas em breve, e todas as atividades são gratuitas.
A Voz e a Vez Delas é um projeto apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, por meio de edital da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.
Os conteúdos produzidos ao longo do projeto serão disponibilizados nas redes sociais e canal do YouTube oficial.